BLOG

Improvisos acontecem

Improvisos acontecem
29 de Junho de 2022   |  

                        Existem inúmeros fatores que podem fazer o seu show ir por água abaixo. Muitos deles dependem de você, mas existem outros que são alheios ao controle do mágico. Quantas vezes você já se encontrou em uma situação, onde um efeito caminha para um lugar completamente inesperado e longe daquilo que você havia pensado e proposto? Você pode entrar em desespero, ou pode tentar contornar essa situação. Você sabe o que um bom mágico faria, certo?


 LEIA TAMBÉM: "MÁGICAS E MENTIRAS."


                        Improviso é uma arte à parte, uma maneira absurdamente incrível e difícil de se expressar. Mas se engana quem pensa que o improviso é feito na hora, no momento do show. Estudar o improviso requer tempo e treinamento, deixar os gatilhos mentais afiados para saber como e por onde ir. Improvisar requer preparo, muito preparo.


                        Na mágica, como em várias outras artes, é muito importante saber improvisar. Mas como dito anteriormente, improvisar não é ser pego de supetão e fazer qualquer coisa fora do roteiro. Um bom improviso já estava “previsto”, sim P R E V I S T O. É possível e necessário prever possíveis erros que podem acontecer em suas rotinas. Claro que, também existem falhas inesperadas, mas quanto mais você se preparar, mais rápido você conseguirá sair de uma situação errônea.


                        O improviso na mágica, precisa ser elaborado em ao menos 3 esferas e etapas. Na técnica, no efeito e no texto. É necessário ter um caminho alternativo caso aquela técnica precise ser alterada no meio da rotina, isso requer treino e estudo para saber que existem coisas além de um DL, pode ser um second deal, por exemplo.


                        O efeito também pode mudar durante uma rotina. É trágico pensar que isso pode acontecer, mas é melhor pensar nisso e nunca acontecer, do que acontecer e nunca ter pensado. Imagine que você está prestes a executar um efeito antigravidade e o seu loop arrebenta, você precisa fazer algo com aquela nota ou elástico em sua mão, então é bom saber para onde ir em uma situação dessas.


                        E por fim, e talvez a etapa mais importante de um improviso: o roteiro. Já falamos aqui sobre o poder da escrita e de como é bom e necessário ter todas as suas mágicas roteirizadas. Da mesma maneira, é muito importante pensar e elaborar o que será dito quando algo der errado, seja para ganhar tempo ou para mudar o rumo daquele efeito. Tenha algumas falas, piadas ou histórias que te ajudem a sair dessa situação. A pior coisa que você pode fazer é ficar falando “ah... é.... hm... que...”. Enfim, escreva!


                        Estar preparado é algo que precisa fazer parte da vida de um mágico, o menor erro pode quebrar a impossibilidade daquele efeito e tudo vai por água abaixo. Já abordamos em outro texto a questão da “Carta na Manga”, algo que também casa com esse assunto. Devemos estudar e nos aprimorar, mas apenas o tempo e a experiência farão a prova definitiva das habilidades de improviso. Então, faça mágica!


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.