O ACERVO MÁGICO

SOBRE NÓS


O ACERVO MÁGICO

De onde viemos e para onde vamos




Acervo Mágico é o novo recurso para estudo, pesquisa e informação da comunidade mágica brasileira, atraves da digitalização de mais de 2500 títulos da biblioteca física do Clube Mágico.

Desde 2017 Raphael Seára mantém seu acervo em exposição e à disposição dos mágicos para pesquisas no icônico casarão em Itajaí, SC. Agora, em parceria com Alexandre Bark, disponibiliza esse conteúdo para consulta na palma da mão, através de uma plataforma leve, moderna e fácil de usar. Livros, jornais, revistas, periódicos e catálogos nacionais estão categorizados e disponíveis para consulta.

O usuário pode criar um perfil, montar sua própria biblioteca com livros favoritos, fazer anotações neles e usar a ferramenta de buscas para pesquisar rapidamente em todos os documentos disponíveis.
Iniciativa inédita do país, o Acervo Mágico amplia o alcance da literatura mágica brasileira e oferece, pela primeira vez, vasto material sobre a história da mágica no Brasil, preenchndo essa lacuna.
Dessa forma, queremos incentivar a leitura, e nos posicionar orgulhosamente como referência em pesquisa e estudo da história da arte mágica no Brasil.

Queremos incentivar a leitura, e buscamos ser referência em
pesquisa e estudo da história da mágica Brasileira.





MISSÃO



Fornecer material documental da história da arte mágica, para profissionais, amadores, historiadores, colecionadores e estudantes da mágica.



VISÃO



Ser referência em pesquisa e estudo da
arte mágica de forma prática.

+50
LIVROS ANTIGOS
+4000
PÁGINAS DISPONÍVEIS
+5000
MÁGICAS

Em agosto de 2017, abriu as portas em Itajaí, Santa Catarina, o Clube Mágico RS. Com a intenção de ter um espaço a disposição da comunidade mágica, Raphael Seára realizava um desejo pessoal. Durante um ano, mágicos nacionais e internacionais se apresentaram no local.

Inicialmente o espaço contava com uma biblioteca de aproximadamente 400 títulos, porém Raphael recebeu doações de profissionais já aposentados e viúvas de mágicos. Adquiriu também, importantes coleções ampliando o acervo do Clube. Vale citar a biblioteca particular do mágico Lorax, de Recife, e uma grande quantidade de livros do Luiz Pagliari, que pertenceram a antiga CEMA. Em fevereiro de 2019, Raphael fidelizou uma permuta com o Museu da Magia de Portugal, onde veio um exemplar do livro Thesouro de Prudentes, publicado em 1664. Atualmente a biblioteca do Clube conta com mais de 2.500 títulos, entre livros, revistas, periódicos e jornais!

O espaço hoje, além de atender as associações mágicas da região, como espaço para reuniões e conferencias, conta com uma agenda de shows e um mini museu, onde ficam expostos alguns acervos antigos.


O MUSEU

Preservar a história da mágica


Incomodado com a falta de documentos materiais sobre a história da mágica nacional, Raphael Seára viu a necessidade de preservar tudo que fosse relacionado a história da mágica brasileira. Foi assim que ele começou a colecionar itens antigos referentes a mágica, desde manuscritos, jornais, cartões de visita, carteira de associações, equipamentos mágicos e até figurinos completos de mágicos da “velha guarda”.

O museu conta com algumas coleções em exposição:

Homenagem ao mágico Delfus;
Caixas de mágicas nacionais antigas. Anos 30, 40, 50 e 60;
Parte da biblioteca do mágico Lorax;
Acervo de equipamentos do mágico Hermes Rauch (*1926 - †2013)
Figurino e documentos do mágico Vic Dan (*1929 - †2008)
Livros antigos brasileiros;
e diversos equipamentos e documentos internacionais.

Entre em contato para programar uma visita guiada, por esse pedaço da história da mágica mundial.