BLOG

Mágicas e mentiras.

Mágicas e mentiras.
22 de Junho de 2022   |  

                        Vivemos em um mundo completamente conectado, as informações estão chegando em uma velocidade jamais vista na história da humanidade. Que a globalização é boa, não há dúvidas, mas é claro que existem pontos questionáveis e preocupantes na velocidade das informações. Uma notícia bombástica, consegue viajar na velocidade da luz, contudo, se tal informação for uma mentira, a retração (se existir) viajará em passos de tartaruga. Existe uma discrepância no poder das informações falsas, e esse problema deverá ser debatido pela nossa geração. Você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com mágica?” A resposta está na pergunta, ora, o que será que mentiras tem a ver com mágica?


LEIA TAMBÉM: "O FOCO É OUTRO"


                        Não restam dúvidas sobre os males das “fakenews”, nos últimos anos, cada vez mais informações falsas chegam para a população. O combate contra a desinformação é algo complicado, um site de checagem de informações, infelizmente, nunca terá o mesmo número de acessos de um blog mentiroso que se diz “revelador de algo que eles não querem que você saiba”. Essa frase é um clássico do clickbait de mentiras.


                        Mas onde entra o ilusionismo nisso? A história nos mostra, inúmeros momentos onde os mágicos trabalharam pela verdade. É obvio que também existiram aqueles que trabalharam pelas mentiras, mas vamos focar nos que prestam. Harry Houdini, Julien Proskauer e vários outros ilusionistas, trabalharam no início do século passado para desmascarar os charlatões da época. Mas isso não começou nos anos 1900, muito antes disso, no século XVI, Reginaldo Scot escreveu o primeiro livro de mágica, The Discovery of the Witchcraft, esse livro não apenas ensinava os efeitos, ele servia para mostrar que a realidade era bem diferente do que se pensava na época, que tudo era um “truque”, sem misticismo.


                        A mágica tem um papel importante na humanidade, toda forma de expressão artística tem o seu valor, mas na mágica ocorre algo único. O ilusionista tem de possuir um conhecimento sobre algo oculto, e aqui estamos falando de oculto por “não ser visto”, nada de ocultismo. E conhecendo os pormenores das técnicas que criam coisas impossíveis, um mágico consegue, ou ao menos poderia tentar analisar as falácias do cotidiano e entender que ali há uma mentira, uma trapaça.


                        Uma unanimidade no assunto do ceticismo, foi o Grande James Randi, ele não apenas foi um homem que contribui para a mágica, ele contribui muito para a humanidade. Randi, desde o Projeto Alpha mostrou ao mundo o poder da mágica e como isso pode ser utilizado de várias maneiras, principalmente para enganar. Randi soube carregar a alcunha de “caçador de charlatões”. Em vida ele desmascarou inúmeros falsos profetas e falsos paranormais, mostrando que: a mágica também pode e deve ter um papel importante na construção social.


                        No Brasil de 2022, temos inúmeros mágicos que são belos artistas, mas temos ainda nomes que utilizam sua bagagem, seu arcabouço teórico do mundo do ilusionismo, para desmistificar as mentiras da contemporaneidade. Daniel Prado, com seu podcast a Vida Fora da Caverna, traz uma ampla mistura de assuntos pertinentes ao nosso tempo e mescla isso com seus conhecimentos em mágica. O mesmo ocorre com Nicolas Junqueira, o Neuromágico, que em seu canal do YouTube, contribui muito na luta contra o charlatanismo.


                        A mágica tem um poder absurdo de mudar as coisas, a arte em si já é objeto de transformação social. Mas ainda existe este espaço, que mescla mágica e ciência, que serve para mostrar que a verdade existe, pode estar oculta em double lift ou em dados modificados para fazer um estudo parecer verdadeiro. O ponto é, ninguém é obrigado a fazer nada, nenhum mágico deveria fazer isso ou aquilo, mas se você tem o conhecimento que pode ajudar o mundo, por que não ajudar? Seja em uma conversa de bar, seja em uma palestra, seja em qualquer lugar. Estamos vivendo tempos perigosos, e a mágica, mais uma vez, pode ser uma luz.


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.