BLOG

Aproveitando o Movimetno

Aproveitando o Movimetno
16 de Fevereiro de 2022   |  

 


                               O ano é 1922, a 1ª Guerra Mundial havia acontecido há pouco. Os horrores daquele tempo sombrio, fez emergir um movimento que visava mudanças. No Brasil não era diferente, havia um movimento que buscava uma reflexão sobre a arte brasileira. Encabeçado por Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e vários outros artistas, o movimento foi viabilizado pelo empresário Paulo Prado. A ideia era difundir esse novo pensamento e gerar reflexão, assim deu início a “Semana de Arte Moderna”.


 


LEIA TAMBÉM: "MÁGICA NA SÉTIMA ARTE"


                               É claro que esse texto contém apenas um breve resumo do que foi a “Semana de 22”. Complexa e muito controversa, ela foi praticamente ignorada na época, apenas em 1945 que deram um real valor para o festival. Contudo, a ideia dessa breve publicação, é resgatar alguns pontos daquele período e gerar curiosidade para que você possa buscar mais conhecimento sobre o assunto.


 


                               Um dos pilares do Movimento Modernista no Brasil, buscava romper com as regras e o classicismo Europeu, visando uma arte realmente brasileira que buscava suas próprias raízes. Você já me viu falando sobre isso aqui no Acervo, ainda estamos nessa busca, ainda é preciso zelar e lutar por nossa arte nacional.


 


                               Em 2022, completam 100 anos da semana de arte moderna, que ocorreu de 13 a 17 de fevereiro. Estão acontecendo inúmeras exposições pelo Brasil, rodas de leitura, debates, cursos, tudo tratando desse momento marcante em nossa história. E o que isso tem a ver com mágica? Literalmente tudo! A Arte Mágica é uma forma de expressão assim como qualquer outra arte, é óbvio que também possui suas peculiaridades, mas ela pode e deve ter bases em movimentos culturais, seja o modernismo, parnasianismo, romantismo ou o que você preferir.


 


                               A dica da semana é: aproveite esse momento. Encontre referências sobre a Semana de 22, busque conhecer nossa cultura e talvez, apenas talvez, seja interessante para você, juntar Mágica e Modernismo, por exemplo. Lembre-se dos véus do Tamariz, seu “mistério do mundo interior” pode ser amplamente alimentado pelo movimento do Modernismo. Pode parecer algo antigo, mas ele ainda vive em muitos conceitos da nossa arte contemporânea, aproveite ao máximo. Conhecimento nunca é perdido.


-João Victor Biolchi


 


LEIA TAMBÉM: "CONHECIMENTO PERDIDO"



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.