BLOG

Mágica na sétima arte

Mágica na sétima arte
09 de Fevereiro de 2022   |  


Existem poucas obras cinematográficas que falam de mágica. Na verdade, depende do referencial, se compararmos com a quantidade de filmes que tratam do tema “esquilos cantores”, talvez pareça que existam mais filmes de mágica do que de esquilos. Contudo, quantidade não importa muito, já a qualidade é fundamental, ou ao menos deveria ser.


LEIA TAMBÉM: "DEIXAR UMA MARCA"


 


Gosto é gosto, não quero entrar no mérito de achar ou não achar um filme interessante. Mas é possível gostar de algo e mesmo assim entender que existem defeitos e saber quais são. Por exemplo, eu gosto da franquia “Truque de Mestre”, adoro as cenas de cardistry executadas pelos irmãos Buck, um bom filme para rir e passar o tempo. Entretanto, entendo que está longe de ser uma grande obra da sétima arte. É óbvio que enquanto mágico eu apenas dou risada, pois, o filme não retrata em quase nada a vida real, mas tudo bem, é um filme e ele pode ser o que quiser.


Outra célebre obra é “The Prestige”, no Brasil ficou conhecido como “O Grande Truque”. Esse filme provavelmente é um dos favoritos entre os mágicos, uma obra magnífica do diretor Christopher Nolan, um gênio. Uma atuação pra lá de excitante com os astros Hugh Jackman e Christian Bale, e ainda uma participação perfeita de David Bowie como Nikola Tesla. O filme é bom, mas novamente, não retrata muitas verdades sobre a vida de um mágico comum.


Poderia falar também, sobre a comédia “The Incredible Burt Wonderstone”, o meu filme favorito do segmento “mágica”. Mas a ideia desse texto não é listar vários e vários filmes, é claro que toda obra que retrata um mágico, já alegra a nossa comunidade. Contudo, existe um lugar vago, falta uma obra que seja realmente verdadeira, que respeite as técnicas e que toque os mágicos. Falta algo que o artista possa olhar para a tela e realmente se sentir naquela situação, falta algo que pareço verdadeiro para o mágico. Ou melhor, faltava.


Em 2020 a Dreamworks lançou um curta-metragem chamado “To: Gerard”. Escrito e dirigido por Taylor Meacham, a obra traz algo único para os filmes do segmento, é algo verdadeiramente mágico. Conversei com vários colegas que assistiram, todos sentem uma grande diferença com esse curta. Não que os outros filmes sejam horríveis e esquecíveis, mas “To: Gerard” tem um lugar especial no coração de cada mágico.


O cuidado foi tanto, que toda a equipe do filme foi até o Magic Castle, para viver de perto uma experiência mágica. Com uma trilha sonora quase que visceral, Layla Minoui consegue tocar vários sentimentos ao mesmo tempo em que nos leva aos céus. O curta já concorreu e ganhou vários prêmios em vários festivais, mas o principal, ganhou o carinho de toda a comunidade mágica.


 


TO GERARD Trailer (2020) DreamWorks Short


 


Sem mais spoilers, se você ainda não assistiu, recomendo que corra e assista agora. Esses poucos minutos, certamente vão tocar seu interior e abraçar o mágico que vive dentro de você. Há poucos dias escrevi em outra coluna, em que falava de Dom Bosco, sobre como a mágica é uma maneira de demonstrar amor e como esse afeto pode mudar a vida de outras pessoas. Sem sombra de dúvidas, esse filme retrata isso perfeitamente.


- João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.