BLOG

Uma situação complicada.

Uma situação complicada.
14 de Setembro de 2022   |  

                         Em algum momento na vida de um artista, isso vai acontecer. Você vai se deparar com essa adversidade no mundo das artes performáticas, na mágica isso é mais comum ainda. Ele pode ter vários nomes, mas a regra é uma só, ele sempre vai tentar chamar a atenção. Seja te atrapalhando, falando mais alto, mentindo e muitas vezes sendo deselegante, mas é preciso saber o que fazer, é necessário estar pronto e conhecer todos os caminhos para contornar essa situação. Você já sabe né? Estamos falando dele, o famigerado heckler.


  LEIA TAMBÉM: "O PRÓXIMO PASSO"


                        Uma situação horrível, mas se ainda não aconteceu com você, pode ficar tranquilo, pois vai acontecer. Ainda mais se tratando da Arte Mágica, que infelizmente acaba sendo vista como um “quebra-cabeças”, é muito comum ter alguém que vai tentar atrapalhar ou chamar a atenção durante a sua apresentação. Como podemos resolver esse impasse?


 


                        Existem várias maneiras de superar um heckler e continuar o seu show, mas basicamente ela se divide em dois caminhos, que são complexos e cheio de subdivisões, mas geralmente funcionam. A primeira coisa que você precisa entender é que enquanto artista você tem uma função naquele momento e naquele local, evite perder essa função, pois isso pode arruinar toda a apresentação.


 


                        Um desses caminhos é o “acolhimento”, se o seu heckler quer atenção, então dê! Ele não para de falar, chame ele ao palco, coloque ele dentro da sua mágica, assim você utiliza a interação dele a seu favor. É complicado fazer isso e não parecer irônico, mas o desafio faz parte do crescimento.  Traz o heckler para ser seu amigo é um caminho bem amplo, como eu já disse anteriormente, dentro destas rotas existem várias outras opções que podem ser seguidas, mas ser gentil e buscar criar conexão é sempre uma ótima saída.


 


                        O segundo caminho é mais arriscado, é preciso entender bem o seu público e saber fazer uma leitura da plateia. Se o heckler está atrapalhando a noite de todos, você pode (com muito cuidado) dar alguns cortes sutis, brincar com ele e até mesmo ser um pouco mais firme. Entretanto, é necessário ter muito cuidado em uma situação dessas. Você pode perder a plateia em um piscar de olhos, mas se ele já estava atrapalhando e o público quer ver suas mágicas, isso pode funcionar. A plateia busca se conectar com a mágica, se você conseguir eliminar o que estava atrapalhando, pode ser que você ganhe mais ainda o público e aquele heckler fique constrangido e se cale. Vale repetir, é necessário muito cuidado nesse tipo de abordagem.


 


                        Isso também depende muito da sua persona. Se você é mais irônico no palco, certas coisas podem encaixar melhor, e outras podem destoar muito disso. Busque sempre manter coerência no seu ritmo de show, seja para fazer uma mágica, seja para brincar com um heckler, e sempre, sempre seja delicado.


-João Victor Biolchi


 



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.