BLOG

Primeiro livro sobre cartomagia encontrado

Primeiro livro sobre cartomagia encontrado
04 de Agosto de 2021   |  

Pietro Riccadi publicou, entre 1870 e 1893, uma bibliografia muito importante, em vários volumes, sobre livros de matemática italianos. Foi nesta bibliografia que Vanni Bossi descobriu "Il laberinto de Andrea Ghisi", livro que ensina a mágica da 21 cartas.


Pietro cita um livro de Giambattista Verini, mas o listou como uma obra sobre loteria. Após uma investigação mais aprofundada, o livro foi encontrado na coleção do notório colecionador e ladrão de livros, Guglielmo Libri, em uma venda de livros de 1855. O livro foi catalogado de uma forma que sugeria que esta pequena joia de 1542 poderia possivelmente conter alguma mágica com cartas. Se assim fosse, seria uma descoberta importante, mas isso não poderia ser confirmado sem uma inspeção no livro.


Encontrar esta obra parecia promissor o suficiente, pois ele já havia aparecido em catálogos de vendas e leilões até 1898. Desde então, nenhum catálogo de biblioteca consultado pelos bibliógrafos trazia uma cópia do livro.


Finalmente, a localização deste pequeno livro foi descoberta pela professora Angela Nuovo, da Universidade de Milão. A professora Nuovo não tem interesse em mágica, muito menos em cartomagia, mas outros aspectos do livro o tornaram importante para ela, que conseguiu encontrar o que é, muito provavelmente, a única cópia existente.


O livro é "Spechio del mercatāte al. s. el signor Zan da Marino", de Giouabattista Verini , de 1542 e realmente tem números de mágica com cartas e até ilustrações em xilogravura, o que o torna o segundo livro conhecido a ter ilustrações que acompanham a explicação de uma mágica e o mais antigo livro impresso com métodos de cartomagia.


Anteriormente, pensava-se que o livro "De Subtilitate", de 1550, escrito por Cardano, era o mais antigo.


Verini publicou alguns números sem cartas em 1535, mas não parecia ter se interessado especialmente em mágica. O "Spechio" é um livro destinado a ensinar aritmética para tarefas mercantis. O uso de mágica com matemática para ajudar os alunos a aprender aritmética remonta ao século VIII na literatura ocidental e aparece em manuscritos matemáticos ao longo da Idade Média e na Renascença.


O primeiro manuscrito encontrado contendo ma mágica com cartas foi escrito por Luca Pacioli em 1478. O primeiro livro impresso encontrado até hoje com adivinhações mágicas é a "Aritmética de Calandri", impressa em Florença em 1491. A inclusão desses truques em pequenos livros de aritmética mercantil não era incomum na Itália no início do século XVI.


 


LEIA TAMBÉM "LITERATURA MÁGICA BRASILEIRA EM REVISTA"


 


Eles foram incluídos no "Livro de Ábaco de Tagliente" em 1515, este, o primeiro livro conhecido a ter ilustrações acompanhando uma mágica, e no "Livro de Abbacho" de Lazesio, de 1519.


O que se destaca nesta descoberta, é que Verini usou a aritmética para fazer mágicas com cartas. A explicação dos números de cartomagia aritmética parece ser incipiente na literatura mágica impressa até 1593, com Galasso.


Traduzido do artigo "The First Card Tricks in Print?", de William Kalush.



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.