BLOG

Perguntas Para Houdini

Perguntas Para Houdini
08 de Setembro de 2021   |   Mágica

Se alguém perguntar para você “qual o primeiro mágico que vem na sua mente?”, pode ser que sua resposta seja variada, Copperfield, Tamariz, Derren Brown? Vai depender muito do seu estilo e gosto artístico. No entanto, se a mesma pergunta for direcionada para um grupo de pessoas aleatórias na rua, certamente o nome mais falado será Houdini. 



Houdini é tão conhecido, que seu nome é como um sinônimo para “mágica”, “misterioso” e “sobrenatural”. Um nome tão forte que esteve presente no Dicionário Funk & Wagnalls, ligado com essas palavras do meio mágico.



Harry era um homem cético, em determinado tempo de sua vida esteve disposto a contrariar o “mundo sobre-humano” e seus agentes. Todavia, é claro que no cotidiano das demais “pessoas normais”, enxergar os feitos daquele mágico ecoava como algo inexplicável, e por vezes, sobrenatural.



O questionamento que lhe faço é: O que você perguntaria a Harry Houdini para desmistificar tal assunto? Pense bem...



Pensou bastante? Utilizou toda sua inventividade para desfrutar de um momento, mesmo que na sua mente, frente a frente com este ser quase divino para os amantes da arte mágica? É, sinto em lhe informar, mas ficará apenas na sua mente, pois, Houdini já fez sua partida deste mundo.



O interessante aqui, é que alguém lá em 1924, teve a oportunidade de fazer algumas perguntas para o grande Harry. A revista Weird Tales, na edição de março de 1924, traz um artigo contendo várias perguntas e histórias curiosas do maior mágico da época. Como Harry Houdini era um ente tão popular na longínqua década de 20, não ficou apenas com o artigo, ganhou logo a capa da revista. Essa edição veio com o título “The Spirits Fakers Of Hermannstadt” (os espíritos fakes de Hermannstadt).


 


LEIA TAMBÉM: "ENSAIOS ESSESNCIAIS SOBRE MÁGICA, REUNIDOS EM LIVRO"


 



Entre várias coisas, lá ele contou sobre bandidos vingativos que foram denunciados por Houdini e que literalmente não pararam de o perseguir. Tentativas de arrancar dele os segredos que o tornaram tão famoso, armadilhas preparadas para ele com toda a habilidade e astúcia que apenas mentes engenhosas poderiam inventar. Tudo isso e muito mais, com vários relatos intrigantes e enigmáticos sobre o grande Harry Houdini.


 


Destrinchar esse artigo é uma coisa que pode cativar (e muito) os apreciadores de mágica e história. Fique ligado que em breve traremos mais sobre essa entrevista tão excitante e curiosa. Apreciar a linha temporal da arte que amamos, certamente é algo de uma satisfação singular. 


 


 


João Victor Biolchi


 



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.