BLOG

O execrável mascarado.

O execrável mascarado.
10 de Novembro de 2021   |  

O ano é 1999, é um domingo, já é noite, você liga na Globo, está passando o Fantástico. A voz grave, forte e muito caricata de Cid Moreira, anuncia: “Aí está ele, o paladino mascarado, o mágico invencível. Mister M.”. Não é necessário apresentar ou contar mais nada sobre o sujeito, você infelizmente o conhece.


LEIA TAMBÉM: "VALORIZAÇÃO DA MÁGICA NACIONAL"



Val Valentino, fez muito sucesso revelando os mais aperfeiçoados truques da época. Especialmente no Brasil, ele encontrou refúgio e acolhimento. Claro, em detrimento de destruir a carreira de vários mágicos no início do século. Há quem diga que ele revolucionou a mágica, que de certa maneira ele ajudou em uma evolução. Interessante pensar assim, chega até ser curioso, como um mágico ignóbil e com pouquíssima habilidade pode ajudar em uma “evolução”? Realmente é difícil compreender.



Mas o fato é, Mister M está no inconsciente popular do brasileiro, infelizmente ele ainda é o mágico mais popular que a grande massa deve conhecer. Algo que deve ser pontuado, é que isso também é uma grande falha nossa. Contudo, fica difícil competir com a visibilidade e mídia que é colocada em cima do “paladino mascarado”. É perceptível que em nosso país ele foi muito mais divulgado e aclamado que em outros lugares do mundo. Aparecendo em todos os programas de auditório, tirando a máscara várias vezes como se fosse a primeira vez.



Possivelmente, este assunto já está saturado, mas há algo novo no ar. Mister M, participou de um episódio de “How Magicians Think”. E é exatamente sobre isso o link que segue. 



https://anchor.fm/how-magicians-think/episodes/How-Magicians-Think-Magic-Exposed-e19snfe



Nesse podcast, Val Valentino é convidado para uma conversa com Joshua Jay, onde uma discussão fascinante e bizarra sobre o valor da exposição da mágica é colocada em pauta. Sem dar spoilers, é muito importante ouvir esse papo, gostando ou não, tal assunto afeta o meio mágico, então talvez seja necessário nos atentarmos ao tema.



João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.