BLOG

O Carnaval é Mágico

O Carnaval é Mágico
02 de Março de 2022   |  

                               O carnaval passou tão rápido que muitos nem viram chegar. Um momento brasileiro, rico em cultura e em diversidade. Há quem goste e quem não goste, há aqueles que pulam a folia e também tem aqueles que preferem usar o feriado para descansar. Contudo, uma coisa é indiscutível, o carnaval é mágico!


 


LEIA TAMBÉM: "COMÉDIA E MÁGICA"


                               Existem algumas datas em nosso calendário que são ricas de magia, festas, companheirismo e amor. Podemos citar, por exemplo a Páscoa, o Natal e até mesmo o ano novo, e claro, o carnaval. O Carnaval é uma festa muito antiga, mas o Carnaval brasileiro é sem igual. Alguns historiadores apontam que a festividade foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. De lá pra cá, muita coisa mudou e o nosso carnaval é algo único no mundo.


 


                               Seja o carnaval de rua, os desfiles ou os bloquinhos, em qualquer lugar, é possível encontrar uma variedade cultural absurdamente rica. Os bonecos de Olinda e os grandes carros alegóricos da Sapucaí, cada um com sua particularidade, formam essa festa tão linda que representa o Brasil.


 


                               E claro, se estamos falando de cultura, é óbvio que estamos falando de MÁGICA! Ou você acha mesmo que carnaval e mágica não se misturam? Não apenas em um aspecto, mas em várias esferas, essas duas expressões se tocam e se abraçam, criando algo novo e belo.


 


                               Há anos as Escolas de Samba vêm inovando em seus desfiles, com feitos visuais, pirotecnia, robótica e muita tecnologia. Qualquer pessoa que tiver a oportunidade de assistir um desfile ao vivo, deveria abraçar e ir ver! Um momento único e mágico. Mas ok, onde entra o ilusionismo nessa história? Para exemplificar, recortei alguns trechos de uma reportagem de 2020.


 


                               “A comissão de frente do Salgueiro, terceira escola a desfilar nesta madrugada de segunda para terça-feira, chamou atenção do público na Marquês de Sapucaí, com técnicas de ilusionismo inéditas no carnaval. A escola usou efeitos que simularam transformação e teletransporte em três atos. O ilusionista Issao Imamura, em conjunto com o coreógrafo Sérgio Lobato, foram os responsáveis pelo resultado final.”


 


                               E só pra deixar bem claro o quanto isso já acontece, vamos relembrar que a escola Unidos da Tijuca, já colocou mágica em seus desfiles mais de uma vez, em 2010 e 2011. Várias outras escolas também utilizaram da nossa arte para maravilhar o seu público.


 


                               A questão é, o carnaval deve ser apreciado e pode sim ser uma fonte de inspiração e trabalho para os mágicos. Além de tudo isso que foi falado, a cultura envolvida nessa época ainda pode ser utilizada para criação de um espetáculo ou de um número. Já imaginou o desafio que deve ser criar algo tão gigante assim? E como todo bom desafio, o prazer ao conseguir realizá-lo, com toda certeza, deve ser algo que causa um regozijo descomunal.


 


Mágica no Carnaval de São Paulo - Rosas de Ouro 


                               Ficou animado e curioso? Ao final do texto tem um link com o vídeo de mais uma apresentação de mágica e carnaval, dessa vez com consultoria da Ilusion. Quem sabe esse texto não te anima e desperta uma nova ideia. Ano que vem, há de ter Carnaval.


 


- João Victor Biolchi


 



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.