BLOG

Já deu

Já deu
06 de Abril de 2022   |  

 


                        Já deu. Na verdade, há décadas que “já deu”. Muitos confrades já fizeram algo, mas parece que essa luta está cada vez mais difícil de ser lutada. A tecnologia é uma grande aliada da evolução, mas é indiscutível que ela também traz novos problemas e novas demandas para o nosso tempo. TikTok e Instagram, vídeos curtos que fazem as pessoas buscarem cada vez mais engajamento. E qual a melhor arma para atingir esse engajamento? O SEGREDO, escancarar o segredo em troca de likes.


 LEIA TAMBÉM: "NÃO USE UM ANTOLHO MÁGICO"


                        Novos tempos, trazem novas soluções, porém, também trazem novos problemas. Provavelmente você já viu ou recebeu algum vídeo de “mágicos” ou não-mágicos revelando efeitos na internet. Aqui, quero colocar uma divisão que existe em meu pensamento, se já havia uma adversidade quando revelavam mágicas no YouTube ou blogs, agora piorou. Acredito existir uma lacuna entre a crítica da revelação em um site que a pessoa previamente deve buscar o assunto para encontrar, e uma rede social que joga na cara do espectador, revelações que provavelmente ele nem gostaria de ver. Os dois são passíveis de julgamento? É claro, mas é um bem mais destrutível.


 


                        A onda do momento é revelar tudo. Já era trágico e inaceitável a maneira como não respeitavam a arte mágica na internet, mas hoje, parece haver um desligametno geral de qualquer importância. É possível encontrar aos montes, vídeos nacionais e internacionais, revelando TUDO. De um efeito clássico, passando por algo que ainda é comercializado, e pasmem, revelando efeitos lançados há pouco. Outro dia me deparei com um vídeo de um “mágico” brasileiro, revelando um efeito que havia sido lançado apenas há alguns meses na Vanishing INC.


 


                        Conscientemente ou não, os sujeitos não percebem o quão prejudicial isso pode ser para o meio. Não precisamos nem tocar no assunto da quebra da magia que isso causa nos espectadores, vamos buscar entender o quanto isso lesa o trabalho dos artistas. O mágico estuda por anos para lançar um efeito, e meses ou semanas depois alguém o revela em troca de míseros likes.


 


                        O problema antecede as redes sociais. Talvez, o nosso maior inimigo seja o pensamento de que a mágica é um “quebra-cabeças”. Quando, na verdade, é uma arte como qualquer outra, tem suas peculiaridades, mas, no fundo, é uma maneira de se expressar. Essa cultura de achar que existe um embate entre o mágico e o espectador é o que gera esse anseio de revelar o segredo.


 


                        Cada dia que passa, esses vídeos e usuários crescem mais. Precisamos nos unir e tomar providências. Existem leis de Propriedade Intelectual, métodos legais que podemos utilizar para lidar com os reveladores. É triste e devastador chegarmos nesse ponto, mas a arte sobreviverá, apesar de tudo isso, ela sobreviverá.


 


                        Revelar, não é apenas uma maneira de conquistar likes e fama. É também uma maneira de destruir sonhos, quebrar o encanto que apenas o ilusionismo pode proporcionar. É ignorar anos de trabalho e prejudicar a renda de um colega. É violar, de maneira criminosa, algo que pode ter sido o projeto da vida para algum profissional. Revelar é muito diferente de divulgar e ensinar, existe um abismo entre esses dois fazeres. Revelar, antes de tudo, pressupõem covardia e desprezo pela Arte Mágica.


 


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.