BLOG

Conhecer o seu público

Conhecer o seu público
12 de Janeiro de 2022   |  

Você conhece o seu público? Este é um questionamento que venho me fazendo nos últimos dias, será mesmo que eu conheço e compreendo o meu público? O tema aqui não é público alvo ou marketing, pode até existir uma relação, mas estamos falando de conexão, entender e principalmente ouvir.


 


LEIA TAMBÉM: "METAS REALISTAS" 


 


                        Acredito que o humano por si só, já é altamente egocêntrico. É uma frase dura, mas é a realidade, todos nós gostamos, em certo ponto, de ser o centro das atenções. Caso contrário, você não teria escolhido uma profissão, onde sobe ao palco e apenas você tem um microfone e luz. Isso não é uma crítica a nós, pelo menos não ainda. O ponto em questão é: estamos mergulhados em nosso “eu” interior, para entregar o melhor espetáculo possível, seja um show de grandes ilusões ou de mágica cômica.


 


                        Citar o nosso egocentrismo, serve apenas como ponto de partida para uma reflexão. Estamos ouvindo a resposta da plateia? Absorvendo e estudando como melhorar e compreende-la? Ou será que apenas entregamos o nosso melhor, mas não paramos para analisar a resposta?


 


                        São vários questionamentos, difícil responder todos de “bate pronto”. Criar a dúvida, já é mais que o suficiente. Com este pensamento em mente, comecei a reparar em cada risada, susto ou reação que o meu público vem tendo, era exatamente isso que eu queria gerar? Ao perceber a resposta autêntica de nossos espectadores, podemos encontrar saídas que, muito provavelmente, demorariam anos para descobrirmos sozinhos. Podemos ainda, melhorar ou retirar uma cena que causa incômodo (se esse não for o intuito) ou então, perceber que aquele momento não era propício para o movimento, talvez devemos encontrar outro ponto de off-beat.


 


                        Entende como existem tantas coisas boas que podemos aprender, simplesmente por parar e OUVIR? Ora, mas como vou prestar atenção em tudo isso e ainda entregar o melhor da minha performance? Com o tempo, isso acontecerá de maneira natural. Contudo, tenho uma dica que vai te ajudar nessa empreitada.


 


                        GRAVE TODAS AS SUAS APRESENTAÇÕES POSSÍVEIS. Peço desculpas pelo “Caps Lock”, mas é importantíssimo frisar este ponto. Não é necessário gravar em 4K com um áudio perfeito, o que você busca, é um material para estudar e analisar como seu público reage em cada momento e em cada mágica. Isso mudará a maneira como você percebe e responde a sua plateia.


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.