BLOG

A base da mágica.

A base da mágica.
24 de Agosto de 2022   |  

                        Neste blog, abordamos vários temas que fazem parte do universo da mágica, do figurino ao tempo de palco, da persona aos conceitos éticos e outros diversos assuntos. A arte mágica é altamente complexa e elaborada, tal qual outras belas artes tão interessantes quanto, mas existe um detalhe que é singular à mágica, a invisibilidade da técnica.


  LEIA TAMBÉM: "AUTENTICIDADE ARTÍSTICA"


                        Um mágico precisa estudar muita coisa para subir em um palco e realmente fazer um espetáculo. Tudo deve ser pensado e estudado, da iluminação à sonoplastia, cada detalhe conta, contudo, a esfera que mais deve estar trabalhada é a da mecânica que gera o efeito mágico, precisa estar perfeita, precisa ser invisível.


 


                        Ora, então um mágico deve dedicar tanto tempo e trabalho em algo que ninguém pode enxergar? A resposta é cristalina, DEVE! Só há um motivo para existir a mágica, que é a invisibilidade da técnica, caso o contrário, o efeito mágico não acontece e você estará apenas demonstrando o seu conjunto de habilidades manuais. A pessoa não precisa entender exatamente o que acontece no efeito para a mágica ser destruída, basta que ela veja um micro detalhe e saia do estado de suspensão da descrença para que todo o seu trabalho escorra pelas mãos como um salt trick. Mesmo sem entender o fenômeno por inteiro, ao ver um DL em sua ambiciosa a pessoa já perde o anseio pelo sentimento mágico e fica com aquela “pulga atrás da orelha”. Sabendo que ali existe algo, fica quase impossível (quase) que aquele efeito seja proveitoso para o espectador que visualizou parte da mecânica. É inescusável que o método seja                             .


 


                        Eu já ouvi algumas vezes a frase “a mágica é uma profissão ingrata, pois todo o seu trabalho deve ser oculto”, existe algum sentido nessa oração, realmente o seu método deve ser encoberto, mas todo o resto é para ser visto e aproveitado, então talvez não exista ingratidão, pelo menos não nesse quesito.


 


                        A mágica precisa ser uma suspensão da realidade, mas se algo escapar e reconectar o público com as afirmações “do possível”, a busca para contornar isso será árdua, mas existe sim uma maneira de recuperar. É evidente que o estudo deve anteceder o palco, justamente para que não ocorra tais deslizes.


 


Existem muitas nuances a serem pesquisadas e estudadas para a elaboração de uma boa mágica, mas sem sombra de dúvidas, a técnica e o método devem ser impecáveis. Não existe novidade nisso, Ascanio já tratava muito bem esse assunto, mas de tempos em tempos vale frisar. A mágica só existe no impossível, você está trabalhando no campo do impossível ou deixando “rastros de possibilidade”? Existem coisas que só se resolvem com T.E.T. Tempo, Estudo e Trabalho.


-João Victor Biolchi


 




Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.