BLOG

Quer aprender mágicas novas, procure em livros antigos.

Quer aprender mágicas novas, procure em livros antigos.
31 de Outubro de 2019   |   Mágica

Existem basicamente três formas de você conseguir aprender mágica atualmente. A mais fácil e barata é a internet. Basta um celular com internet para ter a cesso a conteúdos que antes eram restritos apenas aos DVDs e fitas VHS.


Mágica Online se enquadra nessa categoria, inclusive.


Uma outra maneira é através de um mágico, aprendendo diretamente com ele, ou em cursos presenciais, conferências e congressos de mágica. Geralmente o custo aqui é maior, porque envolve questões como filiação, ingresso, transporte, no caso de eventos e festivais grandes, hospedagem, alimentação etc.



Cada vez temos mais congressos de mágica se firmando no calendário nacional em várias regiões do Brasil e ano que vem teremos um Flasoma no Brasil.


Já a forma intermediária entre essas duas primeiras é a literatura mágica. Aprender diretamente na fonte dos grandes mágicos e teóricos da mágica, que deixaram registradas para nós, seu conhecimento e experiência acumulados em centenas de anos de estudo e prática.



Das três, a que apresenta um maior diferencial é a literatura, que já ganha de cara no custo-benefício. Um bom livro de mágica custa em torno de R$100, mas hoje a gente consegue livros bons pela metade disso ou menos, num mercado paralelo que se criou de venda, troca e leilão de livros de segunda mão, no Facebook ou na web. Sem contar que com um livro você aprende muito mais do que numa conferência, por exemplo, com a vantagem de poder consultar a hora que quiser e não precisar sequer de bateria.


Não é à toa que está ficando frequente vermos mágicos jovens com livros como "Expert at the Card Table", do Erdnase, "Los Cinco Puntos Magicos", do Tamariz, "Modern Coin", do Bobo ou "A Tentativa do Impossível", do Harada, debaixo do braço por aí.


Mas mesmo assim o acesso aos livros de mágica ainda enfrenta algumas barreiras para os mágicos brasileiros, como o idioma. Embora exista razoável material educacional em português, a esmagadora maioria da literatura mundial sobre mágica está em inglês, espanhol ou francês.


E se já é difícil o mágico ter o hábito da leitura no Brasil, imagina ler em outro idioma?


Por isso, recentemente foi lançada uma plataforma que pode ajudar muito quem quer começar a ler, mas não tem acesso ao mundo dos livros, chamada Acervo Mágico. Nesse projeto, concebido pelo Raphael Seára, em parceria com o Alexandre Bark, os membros têm acesso a centenas de livros antigos de mágica, em portugues, além de catálogos, revistas e periódicos, também em outros idiomas. Tudo está sendo digitalizado e disponibilizado para consulta na palma da mão, pagando 1/3 do preço de um livro bom de mágica.


A conclusão e a reflexão para isso, é que hoje em dia só não estuda mágica quem não quer. Existem diversos canais, para todos os bolsos, mas quem quer evoluir, seja como artista, profissional ou amador na arte mágica tem que dar um passo a diante e ir além com os livros. Para se diferenciar e fazer o que ninguém está fazendo nada melhor do que essa fonte de ideias clássica.


Afinal, tem uma máxima na mágica que diz: "quer aprender mágica nova, procure em livros antigos".


Foto: Reprodução/Fabrini Crisci "Livros e Segredos"

Fonte: Texto escrito por Henri Sardou para o Blog do Mágica Online


Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.