BLOG

Leio, logo, escrevo

Leio, logo, escrevo
13 de Outubro de 2021   |  

“Penso, logo existo”, certamente você conhece a frase dita pelo filósofo francês René Descartes, que coloca a razão humana como única forma de existência. Tal máxima, servirá de base para nosso assunto de hoje, mas não como pensamento, e sim como paródia. “Leio, logo escrevo” essa será a frase do dia.


LEIA TAMBÉM: "A CURIOSA NOITE DE HOUDINI"


É irrefutável o fato de que quanto mais você lê, melhor você escreve. A leitura cria uma percepção mais ampla em relação ao que pensamos e como podemos externalizar isso. O pedagogo Jorge Larrosa, diz que o pensamento é formado por palavras, logo, quanto maior for o seu “leque de opções”, quanto mais palavras conhecer, maior será a capacidade de formular pensamentos e encontrar uma maneira de expor ao mundo o que se pensa.



É óbvio que apenas o hábito da leitura não vai te deixar mais “inteligente”, mas pode te auxiliar e melhorar muito a maneira como você monta e articula as suas ideias. Um mágico precisa falar de maneira clara, para que todos entendam sua linha de pensamento e sigam juntos até o ápice do efeito. É claro que dependendo do seu estilo você pode pensar diferente, até porque a arte é um ambiente livre e tudo pode ser feito, mas é importante dizer que quanto mais confuso for o seu texto, mais difícil será atingir o assombro desejado.



A leitura é como um exercício, é necessário estar sempre reforçando para que ela se mantenha ativa. Nosso cérebro vai preferir mil vezes descansar e economizar energia, por isso é importante seguir firme. Por vezes estou lendo alguma obra incrível do Acervo Mágico e minha cabeça começa a dizer “ei, vamos deitar ou ver uma série”, mas o prazer que sentimos ao terminar um livro, aprender algo novo e descobrir um caminho inédito, é inigualável.



É muito importante reforçar a leitura desde jovem. Quando pequeno, nossa mente está aberta e mais fácil de criar hábitos, não que seja impossível ter prazer na leitura depois de adulto, mas se começar cedo, será mais fácil. Então, uma ótima dica para o dia das crianças que está chegando, é presentear com um livro, aquele pequeno ser que você ama. Fortaleça o amor pela leitura! As crianças adoram ler e descobrir novos caminhos, porém, sem incentivo é quase impossível que elas criem vínculo com esse universo tão prazeroso da leitura.


- João Victor Biolchi


 



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.