BLOG

Tempo de palco.

Tempo de palco.
27 de Julho de 2022   |  

                        O palco é a casa de um artista. Não necessariamente um palco físico nos moldes do teatro italiano ou algo do tipo, mas sim o palco da apresentação. Aquele local no espaço-tempo onde o artista se coloca como operário do sentimento alheio e performa a sua arte a fim de externalizar suas ideias. O palco é qualquer lugar onde você vai se apresentar, em uma mesa com 10 pessoas ou em um estádio. O ponto é: você está conectado com aquele local naquele momento?


 LEIA TAMBÉM: "ALEGRIA COMPARTILHADA"


                        Nos últimos meses venho reparando em vários artistas que são brilhantes, mas ao subirem em um palco, algo acontece e eles travam. É evidente que ao se apresentar, existe algo que acontece dentro de nós, o frio na barriga é uma das melhores coisas e deve continuar lá, caso contrário, tudo ficaria monótono.


 


                        Contudo, até que ponto aquele nervosismo gostoso não pode se tornar algo que estraga o seu show? A arte mágica tem muitas nuances, técnica, efeitos, rotinas, juntar tudo e formatar em uma apresentação, escrever um roteiro. É muita coisa para se ter em mente quando está se apresentando, mas talvez o mais importante seja você, como você se porta e como você carrega aquele enredo.


 


                        Quando vemos um artista no palco, a energia que ele passa, a segurança que ele transmite, tudo isso faz parte da equação que no final gera o sentimento mágico. Pode ser um efeito brilhante, se o artista está com o corpo “querendo sair do palco” nem o melhor triunfo do mundo vai resolver essa situação. Devemos nos ater ao fato de que se você quer ser um mágico que vai se apresentar, você deve pensar na apresentação como um todo. A mágica é performática, é necessário treinar suas apresentações da mesma maneira que você treinou um pass.


 


                        É como diz o ditado, “a prática leva à perfeição”. Claro que não é apenas a prática que vai te transformar em um bom artista, o que ocorre antes de se apresentar é primordial. Todavia, se a sua meta é ser um mágico que vai se apresentar, você precisa praticar, subir em palcos, fazer vários shows, apresentar sempre que possível. Apenas a experiência vai te dar a bagagem necessária para estar tranquilo no palco e colocar em prática aquilo que planejou.


 


                        O tempo de palco vai mudar a sua persona, vai mudar sua maneira de se apresentar, possivelmente mudará toda a sua mágica. É inequívoco que você deve manter sua atenção aos estudos, treinos de técnicas e rotinas, mas tudo isso deve ser somado com suas experiências nas apresentações. A mágica é complexa, existem muitos domínios que devem ser abordados e pesquisados, o somatório de todos eles é o que transforma um truque em mágica.


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.