BLOG

Não é Mágica, mas é mágico

Não é Mágica, mas é mágico
15 de Setembro de 2021   |   Mágica

A mágica, por essência já é algo histórico. É difícil encontrar alguém que se aventure nesse mundo e que, ao mesmo tempo, não goste de uma boa história, contada ou lida. Talvez, por esse motivo, o assunto que se segue será tão cativante. O escritor irlandês Colm Tóibín, traz uma obra memorável onde nos conta a vida e trajetória de Thomas Mann, deixando como plano de fundo os acontecimentos da Alemanha no século XX.


No livro “The Magician”, Tóibín, traz uma série de relatos e um enredo que prende o leitor. Contando a história de Mann, um grande escritor do século passado, com obras como “Morte em Veneza”, “A Montanha Mágica” e “Doutor Fausto”. Colm Tóibín, faz um duplo retrato do passado, pois, é impossível não incorporar o drama que se vivia na Alemanha da década de 30. Com a escalada do nazismo, Thomas Mann e sua esposa Katia, com seus seis filhos, vão para o exílio na Suíça e depois para os Estados Unidos, o que mudou para sempre o rumo de suas vidas.


“The Magician”, pode ser apreciado até por quem não conhece as obras de Mann, pois, a escrita de Toíbín é inigualável e prende o leitor ao criar uma linha que segue explicando e contextualizando todos os fatos. Além de tratar de um drama pessoal, social (pois, como já referido estamos no período da Segunda Grande Guerra), ainda nos traz uma grande carga ao abordar temas como a arte, sexualidade, discordâncias políticas dentro da família de Mann entre outros temas.


Apreciar essa leitura com toda certeza será algo prazeroso, como dito no começo deste singelo texto, não há possibilidade de ignorarmos a paixão histórica que vem presa no amor pela leitura mágica. Nesse diapasão, é importante frisar a relevância que essa obra traz ao fazer um lembrete cauteloso sobre o que acontece quando pessoas más obtêm o apoio popular.


 


LEIA TAMBÉM: "PERGUNTAS PARA HOUDINI"


 


A leitura assídua, cria para além de tudo, uma grande capacidade imaginativa. Estar sempre com algo novo em mente, pode facilitar muito em como você olha para aquele efeito ou espetáculo e pensa uma nova composição. Um assunto magnético como o desse livro, certamente levará sua mente por vários caminhos que poderão ser aproveitados no futuro.



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.