BLOG

Estagnação e escuta.

Estagnação e escuta.
08 de Junho de 2022   |  

                        Você está preso? Sem ideias e sente que a criatividade está “meio fraca”? É normal, isso acontece com todo artista, tem momentos que é necessário deixar a cabeça respirar, já falamos sobre isso em nosso último texto. Contudo, existe algo em nossa sociedade que está ficando cada vez mais escasso, algo que pode ajudar muito em sua criatividade e em sua arte, estou falando da escuta. Estamos deixando cada vez mais de ouvir as outras pessoas, paramos de conversar e realmente receber e sentir a história do outro. Ficou confuso? O texto de hoje vai te dar dicas de como ouvir melhor.


 LEIA TAMBÉM: "DESCANSAR PARA AVANÇAR"


                        Não é novidade que estamos vivendo um tempo “muito rápido”, as pessoas estão presas em fazer tudo na maior velocidade possível, a qualidade pode existir, mas não é o foco. Vídeos curtos são a febre do momento, temos recurso para aumentar a velocidade de um vídeo para “ganhar tempo” e ficamos tediosos quando não atualizamos o feed. Até as conversas agora podem ser aceleradas, utilizando o x2 do WhatsApp, quem diria que um filme do Adam Sandler iria fazer tanto sentido no futuro.


 


                        A questão é, somos a geração da velocidade, queremos tudo na mão o mais rápido possível, caso contrário, algo em nós entra em colapso. A tecnologia e o acesso à informação, tem seus benefícios, mas é evidente que tais evoluções também trazem suas adversidades. Estamos criando um mundo de pessoas ansiosas, que querem tudo pra ontem e não param para ouvir, para escutar.


 


                        Conversar com outra pessoa, é sem dúvida uma das melhores interações ainda existentes. O diálogo entre dois seres, pode trazer uma riqueza de informação e cultura que nenhum vídeo de 15 segundos seria capaz de trazer. A troca de informações, experiências, histórias, tudo isso é muito rico e estamos deixando escapar. Quando foi a última vez que você ouviu a história de alguém? Algo que realmente fosse novo para você, algo realmente interessante?


 


                        A arte é uma maneira de dizer ao mundo o que se pensa e o que se sente, mágica é uma arte como qualquer outra. Agora me diga, como você vai criar coisas novas, se suas experiências e sentimentos ainda são os mesmos de 5 anos atrás? Uma dica simples: sentir a experiência do próximo, escutar histórias que podem lhe causar epifanias e abrir a cabeça para novas vivências, isso pode ajudar muito.


 


                        A escuta é uma pequena parte de uma conversa, tal conversa que pode-lhe trazer histórias e sensações. Um mágico precisa estar aberto para receber as diferentes experiências do mundo, assim, quando isso se encontrar com as próprias vivências do artista, algo único será criado.


 


                        É necessário viver e experienciar, mas ouvir e escutar também faz parte do processo criativo. Talvez o sentimento que esteja faltando naquele seu ato de “cups and balls” possa ser preenchido com uma história dos seus avós. Talvez, o que esteja faltando, seja parar e ouvir o que o mundo tem a dizer. Escutar mais e desacelerar, parar de se “retroalimentar” e assim, parar de criar mais do mesmo. Como você vai pensar algo inédito se dentro de você não houver nada novo?


-João Victor Biolchi



Compartilhe



CADASTRE-SE


Faça sua assinatura e tenha acesso a todo nosso Acervo Mágico.